quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dia Internacional do Rock

Hoje, dia 13 de Julho, comemora-se o Dia Internacional do Rock.

Bob Geldof, vocalista da banda de Punk Rock irlandesa, os The Boomtown Rats, organizou, em 1985, um dos maiores eventos da história da Música onde juntou bandas de Pop e Rock, o Live Aid.
Com bandas como Queen, The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Scorpions, U2, Black Sabbath e artistas como Madonna, Sting, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton, David Bowie, Mick Jagger e BB King, o Live Aid teve como como principal objectivo a ajuda humanitária.

A ideia de criar o evento começou após Bob Geldof assistir a um documentário sobre a fome na Etiópia passado pela BBC, canal esse que transmitiu o Live Aid em directo para vários países. Aí nasceu o projecto para erradicar a fome no país africano.

O evento contou com concertos em simultâneo em Londres (Inglaterra) e em Filadélfia (EUA).

Em 2005, foi criado o Live 8, mais um evento para pressionar os líderes do G8 (grupo dos 8 países mais industrializados do Mundo) a perdoar a dívida externa dos países em desenvolvimento.

Desde esse dia, no 13 de Julho passou-se a comemorar o Dia Internacional do Rock.


E um estilo como este, merece um breve resumo sobre o mesmo:

A 5 de Julho de 1954, no sul dos Estados Unidos da América, uma mistura de Rhythm & Blues com Country deu origem ao estilo que arrastou multidões ao longo das décadas que se seguiram à sua criação: o Rock.
Nos anos 50 apareceram nomes do Rock como Little Richard, Chuck Berry, Ray Charles e o Rei do Rock, Elvis Presley.
Foram também os anos do Rock N' Roll.

Quando um grupo de quatro jovens britânicos desembarcou em Nova Iorque, depois de conquistar Hamburgo e Liverpool, formou-se uma revolução no estilo de música que era o Rock. Eram eles, os Beatles!
Os Anos 60 trouxeram ao Mundo do Rock estrelas como The Beatles, The Doors, Jimi Hendrix, Bob Dylan e The Who.
Nesta década apareceu o Rock Progressivo.
Já o início dos 70's foi conquistado pelos Led Zeppelin, Black Sabbath, David Bowie, Pink Floyd, Alice Cooper e trouxeram sub-géneros do Rock como o Hard Rock, o Rock Alternativo, o Heavy Metal e o Glam Rock!


Em meados dos anos 70 o estilo dividiu-se pelos dois lados do Atlântico onde de um lado o Art-Rock e o Progressivo se faziam exceder e do outro lado o Hard Rock e o Punk faziam barulho.
O Arena Rock torna-se um conceito base para bandas como Queen e Kiss.
Aí veio então Michael Jackson, o que viria a ser o Rei do Pop apesar da sua tendência para o Rock.

Em 1973 nascem os AC/DC.
Em 1975, os Queen lançam o álbum Night At The Opera onde fizeram êxitos como Love of My Life, Bohemian Rhapsody e You're My Best Friend ganhar a fama que tiveram até hoje!
Elton John fez-se ouvir também nessa década onde Stevie Wonder, Kiss e The Ramones lançaram álbuns com êxito.

Em 1980, AC/DC lançam o álbum Rock mais vendido de sempre, Back In Black com êxitos como Hells Bells, Shoot To Thrill, Back In Black e You Shook Me All Night Long.
Michael Jackson lançou em 1982, o álbum mais vendido de sempre, Thriller, que continha algumas músicas Rock mas como era na sua maioria Pop não é considerado o álbum Rock mais vendido de sempre.


A MTV surge nos anos 80 e aí começa então a música a ganhar fama não só pela rádio mas também pela televisão.
O álbum 1984 dos Van Halen surge em 1984 com o êxito Jump.



Em 1983 nascem os Bon Jovi que após 2 álbuns lançam Slippery When Wet onde Livin' On a Prayer, You Give Love a Bad Name e Wanted Dead Or Alive fazem história


Em 1985 são criados os Guns N' Roses que lançam o seu álbum de estreia dois anos mais tarde, Appetite For Destruction que se torna o álbum de estreia mais vendido de sempre devido a músicas como Sweet Child O' Mine, Welcome To The Jungle e Paradise City.


Surge o êxito With Or Without You dos U2 em 1987 aquando do lançamento do álbum onde é inserido, The Joshua Tree.


Nevermind da banda Nirvana surge em 1991 com a música que lhes deu fama: Smells Like Teen Spirit.

Green Day e Nirvana revolucionam os Anos 90 onde se põe fim à ideologia que se manteve viva durante todas estas épocas: "Sex, Drugs And Rock N' Roll" (Sexo, Drogas e Rock N' Roll).



Na década de 2000 muitas das bandas que se fizeram ouvir desde os 70's continuaram a ter fama, entre eles os Bon Jovi, Guns N' Roses, Queen, Aerosmith, Led Zeppelin, AC/DC, Scorpions, entre muitos outros.



O Rock permanecerá para sempre enquanto houver quem o sinta! \m/

Sem comentários: